Minha Dissertação de Mestrado



FONTES DE VANTAGEM COMPETITIVA EM SITUAÇÃO DE OLIGOPSÔNIO: UM ESTUDO NO SEGMENTO DE MOLDES E ESTAMPOS

Esta dissertação investigou as fontes de vantagem competitiva de firmas brasileiras de fabricação de moldes e estampos que, não obstante a atuação em contexto de mercado de oligopsônio, apresentaram destaque na criação e apropriação de valor com base no desenvolvimento de recursos e capacidades no interior de suas firmas. Procedeu-se a revisão dos conceitos de vantagem competitiva, de valor econômico, da visão baseada em recursos e do mercado de oligopsônio. O método empregado seguiu uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, o que envolveu a preparação de roteiro semi-estruturado, realização de entrevistas em profundidade, transcrição e análise do conteúdo segundo a técnica de Bardin (1977).


Como etapa precedente à realização da pesquisa, foram entrevistados quatro altos executivos das principais empresas automobilísticas instaladas no país visando a compreensão da competitividade no mercado automobilístico e dos seus efeitos sobre o segmento de moldes e estampos, bem como a indicação das firmas nacionais consideradas destacadas no segmento ferramenteiro.

Na sequência, foram entrevistados os dirigentes das seis empresas indicadas pelas automobilísticas, visando extrair-lhes a percepção sobre o destaque que lhes foi endereçado, os recursos responsáveis pela diferenciação e a gestão de tais recursos, tendo em vista a atuação num mercado de oligopsônio, típico da cadeia de fornecimento da indústria automobilística.

Como resultado, observou-se que as empresas destacadas eram aquelas que alinhavam seus recursos aos objetivos competitivos do setor automobilístico, guiados pela busca de redução de custos e de tempo no desenvolvimento de projetos de novos veículos. Os recursos apontados como determinantes da vantagem competitiva dessas empresas foram: (a) a estrutura tecnológica, (b) a equipe de profissionais e (c) a atuação direta dos proprietários.

Como capacidades decorrentes foram citadas: (a) o conhecimento em processo de conformação (no caso de estampos), (a) a habilidade para configuração e atualização da estrutura tecnológica e, (c) a gestão das pessoas chaves na organização. 

A atuação em mercado de oligopsônio não se mostrou relevante para a diferenciação na geração de valor, mas para a apropriação do valor criado por essas empresas, o que desencadeou o desenvolvimento de novas capacidades: (a) habilidade para exploração de vantagens decorrentes da sazonalidade da demanda, (b) ênfase sobre a gestão econômico-financeira e, (c) política de reinvestimento dos resultados financeiros da empresa. Discutiu-se o paradigma de comparação para determinação do alcance da vantagem competitiva dessas empresas, tendo em vista a internacionalização da competição do segmento, e identificou-se que a apropriação de valor é uma função da criação de valor, como condição para sustentabilidade das empresas que se encontram na posição de vantagem competitiva.


Para acesso ao texto completo acesse aqui

Comentários

Postagens mais visitadas