Reagindo à crise: Por onde começar?

Estamos todos  atingidos pela crise institucional pela qual passa o país. Muitas informações têm sido veiculadas a respeito.

Algo que me intriga é o seguinte: o que podemos fazer, de modo ordenado, consistente e util para que a nossa história seja reescrita e os próximos anos ou décadas possam nos conduzir a um caminho melhor?

Não penso nos acontecimentos dos próximos dias ou meses, O processo de impeachment ou a crise, de um modo geral, são apenas efeitos de um problema estrutural de maior vulto e alcance, cujos alicerces precisam ser atacados.

Na Universidade Presbiteriana Mackenzie há esperança de se criar um centro de estudos que possa oferecer à sociedade brasileira conhecimentos científicos que reverterão esse caminho de retrocesso pelo qual vivemos.

No Brasil, precisamos repensar a política, a economia, as ciência sociais, o direito, a filosofia, a educação. Precisamos que a cosmovisão cristã e reformada alcance e gere impacto em todas essas áreas de conhecimento.

Por ora, lanço aqui uma questão intrigante: por que o Brasil, visto até pouco tempo atrás, como tão promissor, não tem os mesmos indicadores econômicos, sociais, culturais e institucionais que países como EUA, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, ou mesmo Coreia do Sul?

O caminho explicativo é longo, mas passa por uma questão que foi sugestionada por Antero de Quental, em seu livro "Causas da Decadência dos Povos Peninsulares". (link: http://www.bibliologista.com/2015/09/causas-da-decadencia-dos-povos.html)

Se você não quer apenas protestar ou "curtir" (no face..), mas se conscientizar de fato sobre o que estamos vivendo e sobre como construir caminhos para um país melhor, precisamos de uma "lavagem" sobre nosso modo de pensar (forjado num modelo de educação contra-reformado, denominado "jesuitismo") e abraçar novos conceitos e práticas, a partir do reconhecimento dos erros de nossos antepassados.

Antero de Quental pode nos ajudar a entender a origem dos nossos problemas.


Comentários

Luciano disse…
Caro Ricardo, quero parabenizá-lo por alguns motivos nesta reflexão:
1. Disseminar a consciência que temos que fazer algo que vai além de ir para a rua ou mesmo além do voto;
2. Conscientizar-nos que todos nós precisamos rever nosso modo de pensar e de tomar as decisões sobre nossas vidas e daqueles que influenciamos;
3. Indicar caminhos que exijam de nós pelo menos a leitura de um livro, pois problemas complexos não têm as respostas naquilo que já sabemos ou na forma como pensamos hoje;
4. Quem não está disposto a ler ao menos um livro para buscar as respostas não tem condições de opinar na solução.
Obrigado pela contribuição.
ricardo disse…
Olá Luciano!

Acreditamos no poder da educação, não é? então temos muito trabalho a fazer!!
E penso que nós professores temos que encontrar formas inovadoras e criativas de nos comunicar com a sociedade acerca das preciosidades que guardamos aqui dentro da Universidade!!

Obrigado pelas palavras de incentivo.

Ricardo

Postagens mais visitadas